ProvÉrbios-Frases Célebres

• Tony, fui á tal sala , mas não encontrei. E como tenho mais umas expressões para partilhar e aqui vão.

FAZER O DIABO A QUATRO ---quando alguém faz uma grande quantidade de tropelias ou provocou inúmeros desacatos de vária ordem.

Origem: provém da época medieval francesa e do termo"faire le diable à quatre" onde em espetáculos teatrais entram em cena o Diabo Lúcifer e três diabos, seus ajudantes, provocando enorme algazarra e confusão .( tem lógica.)

• Boa tarde Mazungueiros. Aqui vão mais umas expressões muito usadas por nós e a sua origem.

SALVO PELO GONGO -----conseguir realizar uma tarefa no último segundo.

Origem: Na Inglaterra os caixões eram reutilizados.Às vezes percebiam que havia arranhões nas tampas, o que indicava que aquele morto tinha sido enterrado vivo.Surgiu a ideia de , ao fechar os caixões colocar uma tira no pulso do defunto, que ficava amarrada num sino. Se acordasse, o movimento do braço faria o sino tocar. Assim , ele seria "salvo pelo gongo". ( estou aqui a pensar que se o morto acordasse de noite, estava"feito"na mesma, pois ninguém o ouviria.).

EM LUA DE MEL-----periodo de tempo entre duas pessoas ou instituições que decorre de modo feliz.
      Origem.----Terá surgido nos países nórdicos.Durante os primeiros trinta dias( uma lua)os noivos apenas bebiam hidromel, bebida doce que se obtem pela fermentação do mel adicionado de água , considerada com propriedades afrodisíacas.

MAL E PORCAMENTE --- muito mal , de modo muito imperfeito.
      Origem--- Inicialmente a expressão era , mal e parcamente. Que fazia alguma coisa assim, agia mal , e com parcos ( poucos) recursos. Como, parcamente não era palavra de amplo conhecimento, o uso popular tratou de substitui-la por outra, parecida. E ficou " mal e porcamente".