Novo Tempo!

• RE: Novo Tempo!

Originalmente escrito por Tukutuku 1943
      Caro António Ferreira
      Como podes verificar quando chega alguém e tem a "ousadia" de abrir um novo tema - caso do "Novo Tempo"-está condenado,pois teve a coragem de desafiar e invadir o "couto" dos "pagadores" de café,cerveja e ginguba e algumas vezes deixam uns camarões pagos (coisa rara) e são incapazes de assumir e discutir assuntos sérios e actuais, é assim como o povo diz "VIRA O DISCO E TOCA O MESMO"! Não é necessário saír do "Mazungue" para se verificar o que afirmo, onde se lê com muito agrado, os mais variados temas!

José Coelho
      (Kandimba)

Caro Tukutuku

Não posso ficar impávida e serena após ler as referências que fez ao nosso kimbo e seus intervenientes. Somos livres de nos manifestarmos sobre o que mais nos agrada e sensibiliza. Política já me chega a que "como" todos os dias. Concordando ou não, não me apetece discutir esses assuntos por aqui. Mas se o meu amigo gosta, porque é que não se dedica a essas escritas, pois pelo que me é dado perceber é um leitor, mas não um escritor aqui por estas bandas. Terei todo o gosto em ler as suas intervenções. Quem sabe se com elas será criado "Um clube dos poetas mortos"??? :na

Um 73/51 e até ao próximo cruzar de antenas.

São duas coisas distintas, eu sei. Já pertenci em tempos à banda do cidadão.
      Marília

Olá, Marília e Tukutuku

Então, Marília, também já foste "Macanuda"? Em tempos também me diverti com esses "brinquedos".
      Mas, o que me trouxe aqui hoje, foi precisamente a intervenção do amigo José Coelho sobre o modus vivendi dos "pagadores de cerveja e cafézinhos" aqui do nosso kimbo. É que o amigo Coelho, além do mais, está a ser injusto porque já aqui se falou várias vezes (e falará...) sobre assuntos muito sérios que têm a ver com as nossas experiências pessoais e estados de alma no que conserne á nossa "condição"de "retornados", "refugiados" e outros "ados" que se queira usar.
      Falámos do que nos magoou, do que nos feriu, do que nos doeu (e magoa e fere e dói...) sem que nada nem ninguém nos pressionasse a isso, além do "clima" que em determinada altura se gerou e da vontade e necessidade que 2 ou 3 ou 4 de nós sentimos, "at this time"... e, acredite, no meu caso pessoal, falei (desabafei) mais nesta meia-dúzia de meses que levo de convivência "mazungueira" do que nos restantes trinta e tantos anos que já decorreram sobre "O Acontecimento"...
      Assumi, penso que correctamente, que este espaço se pretende de convívio alegre, "ligeiro", amistoso, enfim, simpático, se se quiser.
      Se começarmos aqui a discutir "politica" acredite que, não tarda muito, estaremos todos em confronto uns com os outros e o nosso Rex virtual ficará no mesmo estado em que puseram o original, isto é, totalmente destruído...
      Pela minha parte, tenciono continuar a ser um bom "Pagador de cerveja e ginguba" (prometo que vou começar a oferecer mais vezes uns camarõezitos á malta. Juro com Nossa) e espero continuar a conviver pacificamente com os meus queridos patrícios mungandas, de quem gosto muito.
      Se alguém se quiser pronunciar sobre este ou aquele assunto (politico, social ou filosófico...), esteja completamente á vontade e terei todo o prazer em ler e me manifestar sobre ele, se, e apenas se, eu assim o entender...
      Posto isto, passemos então á sala do café e como já vai a manhã alta, pago eu os cafés e o amigo Coelho pagará a conta dos pastéizinhos de nata :D :D
      GANDA ABRAÇO
      Luis Kuiva

Oi,gente:

Também sou Macanudo tenho um Cobra 148 GTL,na reserva porque já não subo . Era um bom meio de se fazer verticais. ( encontos que se faziam após conhecimentos via frequencia,tipo encontro do pessoal da Ganda),ainda hoje restam alguns conhecimentos feitos na altura.Fui vogal do Cbub o Campino. Chegavamos a fazer directas tentado,conseguir chegar o mais longe possível,quando havia boa propagação,os chamados Dx.
      Hoje ,sou operador de 1ª classe de Vhf ( por obrigação,faço exame quinquenal,em frequencia marítima ).
      Mas vamos ao cerne da questão,creio que não há necessidade de tanto empolgamento,com o devido respeito no que concerne à opinião da nossa querida Márília e o nosso querido Beto.
      Eu um dia destes precipitei-me como se aperceberam,em relacção ao João huambo.Neste caso,só me apercebo,que que o sr,nunca deve ter tido muita oportunidade de frequentar a escola,o Pretugues,aprendeu-o na fazenda,entrentanto desaprendeu quando o misturou com o inglês.
      Por vezes ofendemos sem intenção,por mim falo.Ainda um dia destes,intencionalmente ofendi alguns amigos/as que por aqui andam,ao falar que o meu irmão ao licenciar-se em Economia não lhe restavam outras oportunidades que não dar aulas.( deveria ter dito que o sonho dele não era ,tão sómente esse.Pois temos por aqui muitos professores,tenho uma lá em casa ) Expremi-me mal,quero com isto dizer,que o nosso amigo,talvez não tenho tido intenção,de magoar ningém.
      Mais velho do que nós terá se calhar,sofrido um pouco mais,os mais velhos " investiram" certamente um pouco mais,que nós.Por mim falo eu quando cheguei,foi me dado uma tarefa de estudar,sortudo.
      Eles quando chegaram foram trabalhar no duro,excepto os que viveram a conta do IARN.A angustia deles,deles era superior,tinham famílias para sustentar,não sei se será o caso do nosso amigo.
      Tukutuku,está entre gente boa gente da Ganda,bairristas que só vendo,amigos do seu amigo,retrate-se e se o queria era conversa,estamos cá.

Abraço ao Beto e ao meu amigo , um beijinho para a Marília.

Caros Gandenses escritores e leitores do "Novo Tempo": A minha intervenção (quer tenha agradado ou não) serviu,pelo menos,para espevitar os visitantes mais letárgicos, senão vejamos:
      Dia 28/7 - 4 mensagens - 95 visítas
      Dia 30/7 - 7 " - 186 "
      um aumento significativo de visitantes e alguns escritores em apenas 2 dias, e aos quais digo que os outros "temas" não se resumem só à política,pois em Portugal existe desporto,problemas com Justiça,delinquência juvenil (e não só) problemas sociais,pobreza e porque não,também Religião, portanto não faltam motivos para se trocar pontos de vista! Claro que eu,não posso, nem imponho a quem quer que seja,os assuntos a serem colocados neste "Fio" e a minha intervenção foi tão somente a de achar a "conversa" muito repetitíva.
      Quanto ao Radioamadorismo, eu (e mais uma dezena) fiz o meu Exame nos Correios da Ganda (1970) sendo o nosso examinador o Chefe da respectiva Estação. Em 1971 existiram no Alto Catumbela, operativos e com o indicativo CR6... ,8 radioamadores,sendo eles:
      Júlio LENINE,José ALVES,Manuel VIANA,Milton MARQUES,Padre ROCHA,
      Engº Alberto TAVARES,VALDEMAR,Porto NORBERTO e eu José COELHO.
      Na GANDA: Francisco MARQUES, João M.COELHO e António B. RAFAEL.
      Embora eu neste momento mantenha o indicativo CT1...não estou operacional.

Deixo um abraço a Todos.

José Coelho (Kandimba)
      ou
      Tukutuku

Originalmente escrito por Luis Kuiva
      Olá, Marília e Tukutuku

Então, Marília, também já foste "Macanuda"? Em tempos também me diverti com esses "brinquedos".

Já fui, quando o meu carvão estava em Angola e ficava mais barato falar via éter, do que utilizar o macaquinho preto,pois as baixadas de 500 ficavam carotas. Apesar de já ter computador na altura, não havia a história da Internet. Outros tempos.

Reco-Reco nas costelas
      Marília