Onde ficaste quando saiste de Angola?

• Onde ficaste quando saiste de Angola

Boa Tarde, :so

Eu vim logo em Agosto de 1974, e como o marido da Kalunga, o meu pai que trabalhava no Banco ficou mas só voltou em 1977. Ficámos em casa de uma tia em S. Bento e depois numa pensão na rua Castilho, Lisboa, até conseguirmos alugar uma casa em Alvalade que depois os meus pais compraram, mas onde praticamente nunca viveram pois foram para o Brasil (mas isto hei-de contar no meu jornal "Libertar o véu da palavra"). :Cm
      Noélia Martins
      eb1jicov.blogspot.pt/ :cs
    • Quando sai de Angola, aterrei directamente no aeroporto de Lisboa a meio da manhã , ficando horas a fio à espera que nos transportassem para um local que à partida era desconhecido.

Quando ao final da noite finalmente nos propuseram levar dali, fomos numa carrinha para Sintra.
      Ficámos quer eu quer a minha Mãe na Praia Grande.

Durante um longo mês tive a felicidade de me ir adaptando a tudo o que veio alterar a minha vida, num dos locais mais bonitos deste País.

Depois disso fomos à luta... até hoje!
      Abraço
      Maria
    • Saímos do Huambo, convencidos que rumo ao Puto, em finais de Setembro de 1975. Já dentro do avião, foi-nos anunciado que fariamos escala em Luanda. Aí chegados, fomos mandados para o Campo de Belas onde "acampamos" durante uma semana. Foi, tendo em conta a tenra idade, nove anos, uma das melhores semanas da minha vida. Uma verdadeira aventura; bichas para ir à casa de banho, bichas para comer uma refeição quente à noite, durante o dia havia a saborosa e sempre esperada ração de reserva. O meu pai conseguiu várias vezes escapulir-se do campo e ir à cidade buscar comida.

Tenho imensas saudades das galhofas que faziamos à noite, esperando pelo João Pestana, em camas improvisadas e protegidas pelos jipes da tropa.

Saímos de Luanda, rumo ao Puto no dia 4 de Outubro de 1975, às 16:00H. Chegamos a Lisboa às 00:00 do dia 5, data oficial da nossa chegada. Em Lisboa estivemos durante uma semana numa pensão, na Avª Almirante Reis, a Pensão Pombalense.

Por fim, partimos rumo ao Porto, terra Natal do meu pai. Durante um ano, ficamos hospedados na Pensão do Norte, na Rua Fernandes Tomás. Entretanto o meu pai vendeu um Opel que tinha comprado em trânsito na Alemanha um ano antes, arrendou uma casa, estabeleceu-se, lutou e continua a lutar, sempre!

Vivi no Porto até ao dia 5 de Outubro de 1991, data em que casei, 16 anos após a minha chegada. Hoje resido em Gaia, mas o meu coração está lá.

Abraços Angolanos
      Renata
      renata peixoto
    • RE: Onde ficaste quando saiste de Angola

eu regressei p colares,na zona de sintra onde nasci e fiquei até aos 5 anos,altura em que fui p nova lisboa.regressei com 7 anos,confusa,sem entender bem o que tinha acontecido perguntando pela lavadeira,os quintandeiros,os colegas da escola,etc.já nessa altura era a saudade que doía,mas eu não sabia o que era...
    • RE: Onde ficaste quando saiste de Angola

eu a minha mãe,um dos meus irmãos tb fizemos escala em luanda.trouxemos a nossa cadela basset,que fugiu em luanda e que apesar de td a conseguimos encontrar.ficámos num hotel,a cadelita tava cheia de fome.a minha mãe falou com um funcionário do hotel,explicou que tinha a cadela no quarto ,pediu-lhe segredo e comida p a cadela.ele não podia trazer comida p cão.levou uma travessa de salada russa,mto bem apresentada,linda.claro,a cadela não quis... só voltou a comer 2 dias depois...