Afinal a riqueza musical angolana estava no Congo?

• Jean Bosco Mwenda

Jean Bosco Mwenda nasceu em 1930 em Bunkeya, Congo Belga e passou em 1990 num acidente de carro na Zambia.
      Jean Bosco foi um dos pioneiros no Congo e arredores da guitarra acústica dedilhada.
      Jean Bosco também é conhecido pelo nome mais local de Mwenda Wa Bayeke
      Nos anos 50 viveu em Nairobi onde fazia tinha um programa da radio local tornando-se uma grande influencia para os músicos do Quénia, especialmente guitarristas.
      Foi Jean Bosco Mwenda, seu primo Edouard Masengo e um amigo que também tocava com eles, Losta Abelo que definiram o estilo e arte de dedilhar da musica Conguense.
      Um dos grupos que influenciaram Jean Bosco Mwenda foi o Trio Matamoros e pode-se ouvir bem esta influencia nas suas baladas.
      Trio Matamoros era um grupo de trovadores Cubanos que influenciou meio mundo.
      Para além da musica, trabalhou num Banco em funções administrativas e foi dono de um Hotel na fronteira com a Zambia.

Jean Bosco Mwenda é um dos trovadores que ouço frequentemente no meu iPod porque sintonizo muito com a sua musica.

Author @ Amazon ....

• Nós Angolanos devemos ter um grande orgulho neste musico
      Para mim, isto é a nossa musica como eu me lembro lá do mato. A verdadeira musica angolana.
      A "outra" nunca me disse nada!
      O músico a que me refiro aparece ao chegar a 1 minuto de video.
      O nome Mawangu Mingiedi ou mais conhecido por Papa Mingiedi.
      Em 1970 atravessou a fronteira para o Congo e nunca mais voltou a Angola.
      Mawangu Mingiedi formou um grupo musical no Congo com alguns dos seus sobrinhos e gravou um LP com a ajuda de um engenheiro Francês.
      A sua musica tocou algumas vezes na radio francesa e acabou por chamar à atenção do produtor Vincent Kenis.
      Este produtor andou 20 anos à procura do tal grupo porque no LP não tinha nome e quando finalmente os encontrou, no ano 2000 depois de três viagens a Kinshasa,
      o resto é história pois este grupo hoje já correu mundo várias vezes.
      Quando estes "gajos" vieram a New York foi de chorar por mais!!!

Author @ Amazon ....
    • Afinal a riqueza musical angolana estava no Congo?

Sobre o Kilembe, também é conhecido por Sanza em outros sítios.
      Talvez o angolano residente no Congo com mais fama mundial neste momento seja Mawangu Mingiedi .
      Este angolano, tocador de kilembe resolveu amplificar um destes instrumentos adaptando-o para as danças africanas do bairro onde vivia. Alguém o descobriu e correu mundo depois de ter lançado o seu primeiro CD.Há quem o considere um inovador de som como o Jimi Hendrix. EU tenho os CDs e nunca me canso de ouvir. Hoje mesmo foi a minha musica da manhã enquanto levo o meu cão a passear. Esta musica é fera! O da banda é Konono N°1 .
      Aqui vai um vídeo:

Author @ Amazon ....

• A composição Mokolo Nakokufa foi criada em 1966 por Wendo (que a canta) para o funeral do angolano Paul Mwanga em Brazzaville,

o guitarrista no acompanhamento é Honoré Liengo.
      O grupo foi African Fiesta National
      A versao neste clip é de Sam Mangwana

Minha Angola, minha Angola
      Um dia nos havemos de ver...

Author @ Amazon ....
    • Afinal a riqueza musical angolana estava no Congo?

Eu sei que o Congo teve e tem grandes músicos e a influencia congolesa em Angola foi bastante grande.
      O que eu não sabia é que muitos dos pioneiros da musica congolesa tinham emigrado de Angola para o Congo.

Estava eu a ouvir uma entrevista e alguma musica do cantor congolês Josky Kiambukuta quando li que o estilo dele tinha sido inspirado numa banda Angolana chamada San Salvador.
      De imediato fui à procura de mais informação quando vim a descobrir um blog interessante que relatava, segundo o livro de Gary Stuart "Rumba on the River" o facto de vários guitarristas angolanos terem emigraram para o Congo e feito grande sucesso na área nos anos 50.
      Guitarristas como Paul Mwanga, Manuel D´Oliveira, Henri Freitas e André “Depiano” João.

Author @ Amazon ....