Do Huambo para o mundo

• Novo

O descobrimento do Brasil...

Aprendi, ainda no Curso Primário, que o dia 22 de abril demarca o descobrimento deste país continental, pela frota comandada por Pedro Álvares Cabral e continuo com a mesma opinião, foi descobrimento mesmo. Alguns pseudos filósofos, ou intelectuais que não têm o que fazer e sonham em reconstruir a história, se arvoram donos duma nova verdade e bradam que a nossa descoberta foi apenas um “achismo”, pois o que é hoje o Brasil, sempre esteve aqui e cheio de índios de várias etnias. Para os que têm dúvidas, basta folhear o Dicionário Aurélio, por exemplo e é o que disponho, e ler o verbete sobre o significado da palavra.
      Ora, ora, quando se descobre algum planeta distante, pouco importa se ele existia até mesmo antes de surgir a Terra, ou de surgir o Sol, importa é que não lhe conhecíamos e é, portanto, um descobrimento. O cientista Joseph John Thomson, quando, após muito pesquisar e quase se amalucar, descobriu a existência do elétron – e por isso ganhou o Prêmio Nobel e o respeito do mundo acadêmico e não só – essa partícula subatômica já existia desde o início do mundo.
      Em 1500 era a mesma coisa, ninguém no mundo civilizado da época conhecia estas paragens do Hemisfério Sul e muitos achavam que o mundo era quadrado. Portanto, descobriu-se um novo mundo.
      Agora tens uns tipos raros que gostariam que saíssem todos os que chegaram depois de 1500 e ficassem apenas os descendentes dos ancestrais nativos. Aí sim, é de me fundir os poucos neurônios que teimam em se conectar.
      Obrigado, Pedro Álvares Cabral, por nossa descoberta e parabéns pela divina inspiração ao se orientar pelo Cruzeiro do Sul.

Divagações laguneiras, nesta tarde ensolarada de sábado.

Alô Manuela, boa tarde e obrigado por tuas carinhosas palavras!
      Um mui grato e fraternal abraço.
      Lino
    • Novo

Sinal de sobrevivente...

Salvem amigos mazungueiros de todas as latitudes, a nossa fraternal saudação, desde esta terra sulina que entrou em curva descendente, quanto à temperatura.
      Indistintamente e onde estiverem, desejo-vos um excelente fim de semana. Para não perder a chance, anexo a imagem do amanhecer de hoje, captada desde o meio da Ponte Mauá, um pouco antes do nascer do sol, com momentâneos 9ºC.

Lino
    • Novo

V.P. 21 Abril, às 22.25 !!

Caros Amigos, Boa Noite !!
      Salvé ! Estranharão a minha ausência, mas a passada quarta feira, nas minhas voltas profissionais ... "puxei demasiado pela máquina", e a mesma não gostou !!! Ontem, foi dia dedicado à recuperação, que não foi total, mas permitiu que hoje já pudesse girar, sem muito esforço. As constantes mudanças de tempo também não ajudam.

Alô Eliseu !
      Sem net, para onde vais, irás ler esta só daqui a dias, mas congratulo-me que estejas descansando e gozando, todas essas folgas e reuniões . Pela parte que me toca, não tenho programas de saída, dia 25 é o feriado nacional, comemorativo da revolução de 74, que pessoalmente, não me deixou boas recordações!

Respondendo à tua pergunta: - O que são favas ? ... coisa boa meu amigo, para quem goste, é claro !! Trata-se de uma planta leguminosa, com grandes vagens (bem maior que a ervilha e o feijão) e cujos "frutos" podem ser cozinhados, quer frescos, ou secos ! É, ou era, um componente essencial nas rações alimentares dos cavalos! Segundo o que li na net, é muito vulgar e apreciada, no Nordeste Brasileiro !
      Quando eu era garoto, e vivia em Lisboa, recordo que manhã cedo quando ia para a escola, cruzava-me com as vendedeiras de "Fava Rica" ! Era uma ementa forte, tomada na primeira refeição do dia. Consistia em fava seca, depois cozida e temperada com azeite, vinagre e alho, que elas traziam em grandes panelas fumegantes, à cabeça, e anunciando aos gritos, fava rica,fava rica !! Dizia-se, em seu abono, que após se ter comido uma "pratalhada" dessas favas, dava-se um relincho cavalar, um par de coices e ... não havia trabalho duro que não se fizesse ! Como tantas outras coisas ... foi hábito que desapareceu. Mas nesta altura do ano, as favas guisadas, em conjunto com enchidos e, ou carnes, consoante as regiões do país, é ementa muito apreciada e constante nos lares e restaurantes tradicionais !

Alô Manuela !!
      É natural que o "Fred", após os dois anos acalme, mas cão que vive normalmente, em apartamento, quando se apanha em terreno livre ... tem que eliminar o stress acumulado !
      Vai dando noticias.

Um abraço e bom fim de semana para todos, mesmo os ausentes, Manecas
      - Laripó, ou mungué, amigos meus !!!
    • Novo

Salve, salve meus amigos.

Cá estamos, nesta noite de chuva e com uma temperatura agradável: 18ºC.
      Mais um dia de folga, assim como foi o de ontem.
      Ontem foi Dia do Exército, bem como Dia do Índio, mas o que gerou a minha folga foi o primeiro.
      Tradicionalmente o dia é comemorado com uma formatura geral da guarnição de Santa Maria, onde grande parte do seu efetivo de 21 Unidades Militares se faz presente. Por norma, são algo como 3.500 militares em formatura.
      Devido à recomendação médica de meu afastamento de atividades militares e desportivas, fui excluído dessa. Nada a contestar..... :D
      Hoje, por ser intermediário a dois feriados, pois amanhã é feriado nacional: Dia do Descobrimento do Brasil, foi de expediente dito apenas administrativo, ou seja, é escalado apenas um graduado por Seção, para alguma eventualidade, além dos alunos e seus instrutores. Novamente, fiquei de fora.... 8o
      Assim, amanhã o pessoal de casa também está de folga, e vamos tomar o rumo do litoral, para a casa de um primo meu. Apesar que do mar nada vai resultar, mas vai valer pela possibilidade de descanso, churrascos, algumas cervejas e muita história, ou estórias, a ser contada e revivida.
      A volta só pelo domingo, à noite.
      Semana que vem, talvez dê tempo para iniciar o relato da minha viagem à região amazônica, imitando o Necas.
      Aliás, este faz tempo que sumiu..... :na
      Voltarei semana que vem, pois ficarei sem internet na localidade para onde nos dirigiremos.

Um bom final de semana para todos!

PS: Manecas e Manuela, o que são favas??

'
      Abraços fraternais! Eliseu