Do Huambo para o mundo

• olá a todos! que tragédia!! mas quantas interrogações? será que a culpa morre solteira?
      Manecas oxalá que os primos fiquem bem! pois estes dramas e não só marcam demasiado toda a gente mas os mais idosos são mais frágeis!
      por aqui também se passou dos quarenta e as hortas reclamam!!! até eu estou espapassada :)
      Cada vez mais me custa a suportar estas altas temperaturas só mesmo á beira mar!
      Fiquem bem
      Até mais!
    • Salve, salve meus amigos.

Um alô para vos dizer que já estamos em casa, inteiros e sãos.
      A chuva, para variar, começou somente depois que....coloquei o carro na rodovia.
      Assim, foram 390 km debaixo de chuva, em fim de feriadão, com todo o mundo voltando também para casa. E os últimos 90 km foram à noite, onde tenho minhas restrições para dirigir.

Uma boa semana para todos!

'
      Abraços fraternais! Eliseu
    • V.P. 18 Junho às 21.55 .

Boa noite Caros Amigos !!
      Alô Lino
      Continuamos com temperaturas infernais, embora hoje, aqui no VP só atingimos os ... 45º ! Infelizmente pelo centro do país, o incêndio de Pedrógão continua activo e estendendo-se a outros concelhos. O número de vitimas continua aumentando, vai nas 61, mas calculam que sejam bastante mais, atendendo ao nº de desaparecidos e incontactáveis.
      E quando acontecem estas tragédias, logo se levantam as desculpas e acusações entre governante, ex-governantes, a cambada dos Partidos e todos aqueles, responsáveis , ou não, aproveitam par se tornarem mediáticos !! E depois, logo aparecem nos noticiários televisivos, os alto governante, todos muito bem limpinhos e engravatados, declarando que estão solidários com as vitimas, que tudo está a ser feito, decretando luto nacional de três ... quando logo a seguir é publicitado, um ou mais concerto de bandas rock ??
      Infelizmente, o que nos está acontecendo, não é novidade, são filmes em reprise, várias vezes repetidos.

Bom!! Para amenizar o tom da mensagem, duas fotos do "Paraíso" de Valada:

Estrei em linha, embora fazendo uns trabalhinhos a pedido de Lx.

Manecas
      - Laripó, ou mungué, amigos meus !!!
    • Pedrógão Grande...

Apesar dessa tragédia que nos atinge e em todos os quadrantes, levando, inesperadamente, essas vidas humanas, tenhamos um domingo reflexivo, ao menos.
      Manecas, aqui estamos com chuva e 15ºC, em nada lembrando essas colossais temperaturas de Portugal. E bem fizeste em ir para a adega, pois esses 46,5º C nunca os experimentei e espero não ter essa experiência.
      Aos amigos Manuela, Eliseu e Sérgio, também desejo boa sorte nas respectivas temperaturas ambientais. E a todos os amigos mazungueiros, sem excessão, desejo um aprazível domingo, ou mais próximo possível disso.
      Lino
    • V.P. 18 Junho, às 11.15

Bom dia Caros Amigos !!

Fugindo às altas temperaturas que se têm verif !!"icado, transferi o meu local de emissão para a adega que sempre tem mantido a sua frescura, e em caso de necessidade nos dá "remédio para a desidratação" !
      Como previsto, ontem estivemos em Valada, confraternizando com velhos amigos de Luanda. Comparando com anos anteriores, o número de presentes foi mais reduzido, provavelmente pelo calor que tem feito. Foi uma reunião bem agradável, mas pelas 15.00, embora perto do rio, a temperatura estava nos 44º e tocou à retirada !!

Regressados ao V.P. ainda com a companhia dos primos de Ossela, a temperatura subira para 46,5 ! Mesmo dentro da piscina, era um sufoco. Por sorte, não tivemos as terríveis trovoadas secas, comuns nesta altura do ano. Infelizmente o mesmo não sucedeu na zona centro do país, onde um raio ateou um incêndio florestal, que culminou em tragédia. Ainda não extinto, já há 59 mortos confirmados, 60 feridos
      e um nº indeterminado de desaparecidos !
      As nossas zonas florestais, são lindas, com agradáveis rios e praias fluviais, e por isso muito frequentadas em época de calor ! Sucede, que as estradas e caminhos, são sinuosos, estreitos, previstos para trabalho local. Sucede que todo o pessoal tuga, passeando sempre pretende levar o seu automóvel até ao local do pic-nic, ou do banho rio, por maior que seja a dificuldade! Surge um incêndio ... todos querem se salvar, e tal com sucedeu ontem, estabelece-se o caos. Das vitimas anunciadas, um grande número morreram calcinadas dentro das suas viaturas !
      São as nossas tragédias, os incêndios e as mortes nas praias de mar. Segundo anunciava o Instituto de Socorros a Náufragos, desde o inicio de Janeiro, já tinham ocorrido 45 mortes por afogamento, todos motivados por imprevidência e descuido, em praias que ainda não estavam com vigilância . Assim se morre inutilmente.

Alô Manuela
      Feliz e belo enquadramento da vossa entrada. Ontem, o calor foi de tal ordem que na horta as folhas superiores do feijão verde ficaram ressequidas. Se estas temperaturas se mantiverem, mesmo com rega intensa, é o fim !

Alô Sérgio e Eliseu

Em atrás, dizíamos, pelo menos por cá, que a "Antiguidade" era um posto ! Agora especialmente para mim e Sérgio, a nossa "Antiguidade" é uma carga de chatices !! Tenhamos esperanças para que os remendos na carcaça, vão aguentando !

Os primos de Ossela já vão a caminho da sua casa e nós esperamos não ter sair. Por agora é tudo, salvo imprevisto, voltarei ao serão.

Um abraço, Manecas
      - Laripó, ou mungué, amigos meus !!!