Do Huambo para o mundo

• Novo

Olá gente!
      abençoada chuva pena ser pouca! aqui nada de trovoada!
      Manecas as uvas são ótimas!
      Parece que espantámos a tal toupeira!!! mas ainda é cedo para cantar vitória!
      não conheço os frutos,só de nome! Eliseu e doce não dá para fazer? ginginha sim gosto! é dos poucos licores que aprecio!
      Há dias uma amiga deu-me uns araçás gostei e já estou secando a semente para fazer a experiência vamos lá ver!! estes vieram da Madeira!
      Amigos com quem possamos conversar! é tudo o que nesta altura sabe bem! de que adiantam palácios e contas chorudas se a solidão é tudo o que tens!!Prezo muito pessoas honestas com quem podemos estar em paz!
      Fiquem bem
      Abraço
    • Alô Eliseu !
      Salvé! Mantive-me em linha, mas navegando por outros lados! Só quando voltei para dar a "novidade" de já ter chovido é vi a tua mensagem !!!

As pipas, barris, que se veem na foto das uvas, embora em perfeitas condições, só estão servindo como decoração ! O vinho que fizemos este ano, só para que as uvas não se estragassem, se não der para o azar, deverá andar pelos 65 a 70 litros e com baixo teor alcoólico, por ter sido feito com muita uva de mesa, a de comer !!!!!

O meu amigo brasileiro, Dalton, já me tinha falado desse fruto e do modo de o aproveitar. Por cá não conheço que exista. O mais parecido é a ginja, com a qual, alem de se comer ao natural, é mais utilizada para fazer doce e principalmente o que chamamos de "Aguardente de Ginja", seja aguardente de uva à qual se junta o fruto, bem maduro, acompanhado de açucar. Passados uns tempos fica um licor-aguardente, que é uma delicia. Bebida muito típica das tabernas de Lisboa !

A trovoada parece que quer voltar, pelo menos já se houve novamente, mas a chuva ... ainda não!

Manter-me-ei em linha, fazendo horas para que a TV, esteja livre das telenovelas, e possa ver os meus programas favoritos.
      .... e a chuva voltou ! Em bátegas curtas, mas fortes !!
      Manecas

- Laripó, ou mungué, amigos meus !!!
    • V.P. às 23.54

Alô Amigos!

Há meia hora atrás, finalmente caiu chuva, sem grande intensidade, mas acompanhada de trovoada, que passou perto mas já se afastou e deixou de se ouvir. A água caída quase não deu para molhar a terra. A previsão meteorológica para amanhã é de chuva ... a cver vamos.

Manecas
      - Laripó, ou mungué, amigos meus !!!
    • Salve, salve meus amigos.

Cá estou, nesta noite de segunda-feira, com a chuva anunciada, literalmente pendente do tecto.....
      Dia que amanheceu frio, com seus 10ºC, e aos poucos foi subindo, chegando à tarde os 28ºC.
      Espero que os incêndios que assolam Portugal já estejam sob controle. E pela TV, vi que há muita destruição.

Manuel,
      bela colheita. Imagino o conteúdo dos barris atrás das uvas.....
      Agora entendi o repelente de toupeiras.
      Aqui nós não as temos.... Graças à Deus, pois já temos pragas de sobra.
      Com certeza, na próxima ida estarei na reserva, e terei o tempo de que quiser para vos visitar, e conhecer os locais de que tanto ouço falar.

Sérgio,
      espero que não me tenhas entendido errado.... Estranhei a tua ausência, contudo sabia que estavas certamente ocupado.
      E o problema de configuração & outros quetais do computador, não é um problema só vosso. Também de vez em quando passo por eles.....
      Aliás, o meu está a me avisar de que a licença do meu Windows está para vencer, e que devo aceder para fazer novo cadastro....

Manuela,
      amigos são muito importantes, e muitas vezes são tudo de que necessitamos, e dispomos.
      Por isso devemos dar-lhes a devida importância, e cultivar essas amizades. Mas amigos de verdade, e não os interesseiros, que ao primeiro problema debandam.....

Como havia vos dito, fui na casa da mana, e lá, finalmente, consegui pegar a colheita da jabuticaba.
      Aproveitei para comer, juntamente com o Daniel, em largos bocados.
      Depois foi juntar uma sacolada para levar junto.
      E ontem, após saborear mais algumas, o restante foi para vidros de conserva, junto com cachaça, para fazer um licor.
      Não sei se é esse o nome com o qual as conheceis....

No pé.....

O chão, ao redor do pé.....

Os vidros de conserva, já abastecidos....

Eis uma imagem, do meu quartel, na área das garagens, oficinas, Seção de Ensino de Manutenção de Chassis - SEMB, e pátio de manobras, semana passada, quarta-feira:

Uma boa terça-feira para todos!

PS: Manecas, te vejo em linha......

'
      Abraços fraternais! Eliseu