Do Huambo para o mundo

• Olá, meus amigos!

Cá estou, nesta noite um bocado fria.... Pelo menos se comparada à de ontem: hoje com meros 18ºC!!!!!
      Dia de meio expediente, embora as missões permaneçam as de jornada inteira!

Manecas,
      que bela feijoada.... Está muito parecida com as nossas. Apenas lhe acrescentaria um bocado de costelinha suína salgada e orelhas, se as houvesse.
      Pois meu amigo, creio ser ainda muito novo para ficar em casa, aguardando o final do.mês e entrar o pagamento. Tenho algumas opções em aberto, mas há a real probabilidade de aceitar um posto em alguma Missão das Nações Unidas, algures em África. Já me foi ofertado este ano é ano passado, contudo pretendo encerrar a carreira militar antes.
      Enquanto isso, faço o meu dever de casa.....
      Amanhã o expediente será entre 08:00 e 12:00, com a tarde livre....mas com agenda cheia, em fila de espera.

Uma boa terça-feira para todos!

'
      Abraços fraternais! Eliseu
    • V.P. 04 Dez. às 18.55

Caros Amigos Boa Noite !!
      Por cá, como tem acontecido nos últimos dias, irà ser mais uma noite gélida, pois as madrugadas têm estado a 3º ! Porém, os dias vão parecendo de Primavera, céu limpo, sol radioso, temperatura aproximando-se dos 20º, mas ... chuva ? Mentira !!!
      Talvez assustados com o frio matinal, amigos e familiares primaram pela ausência, neste fim de semana ! Usaram-se os telefones.

Amigo Eliseu !!
      Pelo que contas nas últimas mensagens, desejo cumprimentar-te e felicitar-te, pelas tuas expectativas futuras, sejam as militares, ou as posteriores civis. Hoje, mais do que nunca, a disponibilidade de se falar mais que uma lingua internacional, é sempre uma mais valia, a nível profissional. Nos meus tempos de estudante, predominava o ensino do francês e inglês, outras como o alemão e italiano vinham como necessidade caso se tivesses um emprego em firmas dessas nacionalidades . O ser fluente em inglês, permitiu ao meu filho Rui, que pela sua empresa USA, já tivesse tido formação nesse país, e várias comissões de serviço em vários países árabes e ... na China !
      Para a geração seguinte, seja a dos meus netos, enquanto o inglês é quase corriqueiro. uma maior valia, é ser fluente, ou pelo menos dominar, o idioma mandarim ! Assim o compreendeu a minha neta mais nova, que já tendo os cursos de inglês e francês, ao entrar para a universidade, escolheu o curso de Relações Internacionais na vertente do idioma mandarim. Concluindo a licenciatura no corrente ano lectivo, já tem ofertas, tal como os seus colegas, para colocação em empresas internacionais.

Assim vão e mudam os tempos e ... costumes ! Embora hajam inúmeras lojas chineses, ainda não os entendo ... eles aprendem o português mais rapidamente !!

Mais uma agradável reunião, em todos os aspectos apesar da chuva . Eram assim as nossas reuniões, nos tempos de Angola, e sempre que possível continuamos o costume.
      Não havendo visitas, hoje não houve grelhados, apenas uma simples feijoada de chispe (pé de porco):

Alô Manuela !
      Que tal este friozinho, que se tem sentindo ??? Só receio que venha alguma daquelas geadas "assassinas" e ... lá se vai a minha agricultura, que a estufa ainda não há !!!
      Os trabalhos vão indo, de acordo com as prioridades, e das minhas disponibilidades !
      Hoje foi dia de ir comprar material, mas ainda não é para ela, será para a arrecadação de materiais. Só com ela concluída, é que terei espaço ideal para a estufa.

O veterano "Land Rover" é que que vale ! Foram 60 blocos de cimento só de uma carrada !!!

Amigos ! Agora vou para a formatura do Rancho ! Voltarei mais tarde.

Manecas
      - Laripó, ou mungué, amigos meus !!!
    • Olá meus amigos.

Cá estou, depois de um domingo que se iniciou quente e abafado, e virou em chuva... Mas o calor não se foi. :/ :/
      Agora, 21:25 hoas, estamos com 32ºC, e trovejando, ameaçando mais chuva!
      Como havia vos dito, tivemos o encontro de casais de final de ano da nossa Comunidade.
      Lá chegamos pelas 10:00 e já fui convocado para auxiliar na churrasqueira.
      Enquanto isso, o pessoal se espalhou pelo gramado, em alegre conversa.
      Seguiu-se um culto na pequena igreja da comunidade local, e enquanto esta ocorria, pareceu que o mundo estava a despencar.
      E assim foi até a nossa partida de retorno, pelas 16:30 horas.
      O almoço estava muito delicioso, onde assamos uma carne bovina e ovelha, acompanhada de saladas diversas (cada casal trouxe um prato) e salada de batata com maionese preparada no local.
      Depois seguiram-se diversas brincadeiras, onde eram disputadas caixas de bombons, chocolates, etc e ainda a divulgação de um casal amigo secreto.

Deixo-vos uns registros dos momentos abaixo (estou de camisa verde):

Espetando a carne....

Já quase no ponto.....

O pessoal aproveitando, antes da chuva....

Durante o culto.....

Eu disputando numa das brincadeiras....

Amanhã inicia-se o período de final de ano em meio expediente no quartel.
      Nas segundas-feiras será das 13:00 às 18:00, e nos outros dias das 08:00 às 12:00.
      E este se prolongará até fins de janeiro e 2018.
      De minha parte, continuo com minhas fisioterapias diariamente, das 07:00 às 09:30 horas no Hospital Militar! ;(
      Na sexta-feira, dia 01/12 houve a promoção à Capitão do primeiro terço da minha turma de formação de sargentos. A próxima será a minha, em 01/06/18, nada ocorrendo em contrário! :) :)
      Por hoje era isso......

Uma boa semana para todos!

'
    • Alô, meus amigos!

Aqui com a nossa temperatura em elevação, e com chuva à vista novamente, e vós com o termômetro a descer!
      Hoje iniciamos, assim como ontem, pelos 16ºC de manhã, e terminamos, ao entardecer, nos 34ºC. E ao anoitecer, com um vento bem gelado....
      Andei lendo vossas mensagens, sem contudo conseguir interagir, pois no quartel há bloqueio... Posso ler, mas não responder. E como em casa pouco tempo tem-me sobrado, pois nas segundas, quartas e quintas-feiras tenho aula..... de inglês! Sim, preparando para uma eventual missão no exterior. E se esta não vier, para uma candidatura para trabalhar, por um período de 2 ou 3 anos, para a ONU, após a passagem para a reserva, no final do ano que vem. E como para estas missões exige-se fluência na língua do Tio Sam, voltei para um curso específico.
      E na terça-feira peguei estrada, para Porto Alegre, para consulta com o meu médico traumatologista do ombro. Na viagem, previsto 4:30 horas de ida e ou vinda. Contudo, na volta, teve acidente grave, envolvendo 3 caminhões, com a morte de 2 motoristas dos mesmos, e ficamos 5 horas totalmente parados na Rodovia. Assim, o que era para chegar em casa pelas 16:30, ó se deu pelas 22:00..... ;( ;( ;(
      Para este final de semana teremos agenda cheia.
      Amanhã, inicia por competição de natação do Daniel no clube donde somos sócios. E como pai não pode faltar, estarei presente...
      À tarde, teremos continuação com a ida para uma cidade vizinha, onde teremos a última etapa do Campeonato Gaúcho de Rally!!!!
      Para domingo, teremos um encontro dos casais de que fazemos parte, porém será com a presença de filhos, sogros, cachorros, gatos... Enfim, poderemos levar convidados, e será numa comunidade, ao ar livre, na cidade vizinha de Itaara. Teremos um churrasco de almoço, e diversas atividades envolvendo a família ao longo do dia, terminando com um cafézão da tarde, com bolos e salgados!

Manecas,
      bela obra que está saindo.... As fotos saíram em dobrado provavelmente para simbolizar o trabalho dobrado que é trabalhar com problemas estruturais do pedreiro!!!!

Manuela,
      gostei muito também das mensagens!

Um bom final de semana para todos!

'