Do Huambo para o mundo

• Novo

Olá, meus amigos.

Cá estou, nessa hora tardia...
      E por aqui o verão parece que está chegando: amanheceu nos 18°C e chegou aos 35 de tarde. Depois, nova queda....

Manecas,
      vejo que pagamos mensalmente um valor aproximado, quando convertido para reais. Contudo, não possuo o telemóvel (que me foi oferecido, com acréscimo na conta, se aceitasse...), a TV são 98 canais, a INTERNET é de 15 MB, o telefone são 240 min para rede nacional, com a devida cobrança dos minutos, sendo isento somente quando o outro número é da mesma empresa, a NET TV. Para ligações ao exterior, preço e taxas normais. Caso eu deseje mais canais, há acréscimo, conforme o pacote desejado. No meu caso, pago mais 17,00 reais para ter os canais SIC, DW, TVE espanhla, RAI italiana, NHK japonesa, a BBC, TV5 francesa e CNN norte-americana. Também tenho um acréscimo para National Geo, History HD e os 6 canais TELECINE de filme. São valores já com impostos.
      Então já vistes que pago mais e tenho menos....
      Pudera, são apenas 2 operadoras concorrentes. Eram mais, mas a maior comprou as menores....
      Os nomes das tempestades são femininos no hemisfério norte, e masculinos no sul.

Manuela,
      tua netinha é linda....

Uma boa terça-feira para todos!

'
      Abraços fraternais! Eliseu
    • Novo

V.P. 11 Dez. às 21.30

Caros Amigos, Boa Noite !
      Fim de semana já passado, sem que a denominada tempestade "Ana" tivesse feito estragos aqui no V.P. apesar de ter chovido e ventado forte ! Hoje apenas aguaceiros dispersos, sendo um deles com ligeiro granizo. As culturas agrícolas não se ressentiram, antes melhoraram !!!

Alô Eliseu !!
      Boas reuniões, bons convívios, melhores churrascadas ... é aproveitar amigão ! No sábado estava esperando reunião com os filhos e netos, mas apenas compareceram ao almoço, a filha, o filho e o neto ! Restante pessoal ocupado, profissionalmente e escolaridade ! E mesmo os presentes, acabada a bóia tiveram que regressar a M.M., para outros compromissos.
      Relativamente aos contratos de fornecimentos de TV. telefone fixo, net, etc, estava pagando uma média mensal de 90 Euros, com um I.V.A de 23% já incluído. Aproveitando uma campanha de nova modalidade, o Rui conseguiu-me novo contrato, de 24 meses de fidelização, mas passando a factura mensal para ... 47 Euros, incluindo IVA 23 % ! O serviço, opor via de fibra óptica inclui 163 canais de TV, telefone fixo com todas as chamadas para a rede nacional, e 1000 minutos por mês, para 50 destinos, nas redes internacionais, entre as 21 e as 9 horas, um telemóvel com 2000 minutos e 2000 sms por mês, nas redes nacionais, 500 MB de internet por mês, 200 minutos, 200 sms e 200 MB, roaming nos EUA, para internet 100/100Mbps.
      A "guerra" entre as empresas, fornecedoras destes serviços é constante, tudo espremido andam todas com valores muito aproximados.
      Bela foto familiar com o "Vélhinho" ! Não deixo de admirar o desenvolvimento do Junior !!! Noutro aspecto também não deixo de admirar e ... cobiçar, as churrascadas fotografadas !!!
      Saúde Amigão !

Alô Manuela !!
      Ainda bem que a "Ana", (porque será que põe sempre nomes femininos às tempestades, furacões, tornados), passou sem fazer estragos por esses lados ! Hoje, quando começou a cair o granizo esperei o pior, mas foi só um pequeno ameaço, que não estragou nada.
      As nespereiras estão todas assim floridas, se vem uma geada forte ... adeus até ao meu regresso !!!

Uma boa semana para todos vós ! Por mim, desejo que não chova, caso contrário nunca mais termino a base do telheiro !!

Um abraço Manecas

Obs, Estarei em ON.
      - Laripó, ou mungué, amigos meus !!!
    • Novo

Olá Eliseu! por aqui mas mais ocupada um pouco! mas sempre venho ler as mensagens!
      Esta noite passada tivemos a passagem da tempestade Ana!! trouxe ventos fortes e bastante chuva! Ainda tememos pela nossa estufa mas felizmente nada de grave aconteceu!
      Nesta altura já os festejos de Natal vão acontecendo! no fim desta semana temos jantar de pessoal de empresa e suas familias! e assim também me toca!!
      A Laura acaba no final da semana o período escolar ! aqui passará algum dia de férias! a Ema vai passando com os seus pais!
      A todos os mazungueiros um abraço!
      Fiquem bem com saúde!
    • Novo

Olá, meus amigos.

Depois de uns dias de ausência, eis que estou de volta.
      Como havia vos colocado, na quinta-feira à noite, tivemos a nossa festa anual familiar no quartel, com a presença do Bom Velhinho - Papai Noel, ou Santa Klahus.
      Como não era festa de presença obrigatória, tivemos algumas ausências, mas ainda assim a grande maioria de sargentos e oficiais se fizeram presentes, com suas respectivas famílias. Outros já haviam seguido para suas novas Unidades!
      Após os habituais discursos do Coronel Colombo - Comandante e do Subtenente Varley - Adjunto de Comando (creio que seja Sargento Adjunto no vosso exército....), e a despedida aos que foram transferidos, tivemos o jantar, que embora simples, estava muito saboroso. Fiz fotos, mas agora vi que ficaram péssimas e nem vou expô-las aqui....
      Tivemos a presença na nossa mesa, que era para 8 convivas, de um Tenente da Argentina, que está fazendo intercâmbio de um ano no nosso exército. E este estava acompanhado dos seus genitores, que lhe estavam fazendo uma visita, e da sua bela esposa.
      Os pais são oriundos da região dos Andes, na Patagônia, onde há uma grande produção de (bons) vinhos. E assim, já sabeis em qual rumo andou a nossa conversa, em um autêntico portunhol.... E que ficou melhor ainda, após o consumo de algumas latas de cerveja Budweiser.......
      Após o jantar, se fez presente o bom velhinho, e que trouxe presentes para todas as crianças presentes.

Abaixo umas fotos do evento.....

Na quinta-feira fomos passar um dia na sede campestre da Associação de Servidores da Universidade Federal de Santa Maria, onde a Simoni é associada ( e nós por tabela....), com direito à um churrasco ao meio dia, rede para deitar e depois um tempo "de molho" na piscina, que estava com uma temperatura mui agradável.
      Abaixo um registro....

Manecas amigão,
      aqui em casa a recepção dos canais de TV, telefone fixo e internet desde que instalei, há 5 anos, é em fibra ótica. Não tenho plano para celular (telemóvel) com eles.
      Assim, a única queixa é relativa ao alto preço, mesmo sendo o pacote básico de canais....
      À título de curiosidade, qual o valor mensal que pagais?..........
      Aliás, por que queimas as folhas e ramagens? Aqui costumo amontoá-las e deixar serem incorporadas ao solo. Muitas vezes faço um buraco e depois de algum tempo, as recolho e espalho pela horta, pois se transforma em excelente fertilizante, com muitas minhocas....

Sérgio,
      creio que o que o técnico falou ao Manecas é verdadeiro.
      Faz algum tempo vieram aqui em casa substituir o aparelho de decodificação do sinal, que já era em HD e eu recebia em definição normal, tiveram que ajustar a configuração do meu note-book, bem como de um amplificador de sinal da internet.

Alô, alô, Manuela.... Onde andas?
      E os demais mazungueiros!

Esta semana será curta, de apenas 3 dias, e depois estarei em férias de 30 dias.
      Antes porém receberei os encargos de Secretário da Unidade, que nada me agrada, mas ordens são ordens..... Obedece-as quem tem juízo ...... ou necessidade! ;(
      Como o meu amigo 1º Tenente Claudio Ney foi transferido para uma Unidade de Artilharia Antiaérea, coube à mim ser designado para sua substituição.... Assim, quando retornar em janeiro de 2018, já terei nova função, cumulativamente com a que já exerço!

Uma boa semana para todos!

'
      Abraços fraternais! Eliseu
    • Novo

V.P. 08 Dez às 21.30

Caros Amigos, Boa Noite !!

Primeiro dia do "Feriadão" a poucas horas de terminar, e sem muita história para contar !! Amanheceu com uma temperatura mais agradável, 9º, mas em contrapartida céu carregado e caindo levemente uma chuva mais parecendo cacimbo cerrado !!! Parece que não molha, mas quando damos por isso estamos encharcados ! Assim foi até às 3 da tarde, em que parou, mas sem o sol aparecer !! Trabalhos exteriores parados, tarde de ontem em Santarém, onde os exames auditivos, apenas confirmaram aquilo que já sabia e ... sentia ! Efeitos originados inicialmente, nos anos de serviço militar, e nos seguintes pela actividade profissional e ... claro, pela antiguidade do material !!!
      Finalmente, após longas semanas do contrato assinado, fiquei "ligado" à Net, TV, telefone fixo e telemóvel, por via da fibra óptica ! Na passada quarta feira -feira veio uma equipa instalar na rua uns quantos postes, ontem uma ontem estendeu a linha até ao "meu" poste. Hoje, um único técnico, veio fazer a ligação do poste da rua, até ao interior da casa ! Além de uma nova caixa de entrada, o material que estava instalado manteve-se, encurtando assim o tempo da instalação !

Alô Sérgio !
      Como tinhas comunicado que estavas com problemas nas operações no computar, após a ligação por via de fibra óptica, comentei o facto com o técnico. Disse-me ele que que a "configuração" do teu computador, após a nova ligação, não deve ter sido feita, ou feita incorrectamente !!!
      No meu caso, após a ligação, foi o referido técnico que fez a configuração dos nossos ! Não demorou muito tempo, utilizou um aparelho dele, mas ... não me perguntes o que fez !
      Aparentemente está tudo a correr normalmente, mas ainda não notei grandes alterações, a ver vamos.

Alô Manuela !
      Aproveitando o tempo chuvoso, a única actividade no exterior, foi começar a queimar as ramagens e folhas secas que se tinham acumulado, desde o Verão, mas não deu para queimar tudo !!
      Já tem caído um pouco de geada, mas não causou estragos, continua tudo a desenvolver-se bem.

Alô Elise!
      Entrámos no mês dito das Festas ! Haja saúde, para mim as melhores festas, são as várias reuniões, de familiares, amigos e colegas- camaradas, que sempre se guardam para estas datas ! Como habitualmente, o Natal será celebrado aqui no V.P. e este ano com a quase totalidade dos familiares.

A todos vós, desejo que passem uns dias agradáveis.
      Um abração Manecas

Obs - Manter-me-ei em "alerta" !!

- Laripó, ou mungué, amigos meus !!!