Do Huambo para o mundo

• Novo

V.P. às 22.00 de 19 Set.

Boa Noite, Carissimos Amigos !!

Alô Eliseu !
      Não restam dúvidas que quando vocês decidem festejar ... não brincam em serviço ! Foi a primeira vez que o vi o porco ser assado de "barriga aberta", tal como é habitual fazermos com os frangos !! Cá, tanto quanto conheço, o bicho é assado inteiro e também em espeto rotativo. Os pequenos leitões, assados no forno, é que por vezes são abertos. Também gostei, do teu comentário: - E estava soberbo, acompanhado de churrasco normal, de ... carne bovina !!!
      Não havendo imprevisto, no próximo sábado, 23, também vou ter uma churrascada de porco, no almoço anual do pessoal da fábrica de elevadores, que criámos, poucos anos depois do retorno de Angola e Moçambique !! Já o ano passado me referi a essa reunião. Mandarei fotografias, que certamente, não serão tão "impressionante" como as tuas ... os porquinhos são bem mais pequenos !!!
      Também pelas fotos, vejo que o gauchito está tendo uma recruta como deve ser ! Outra coisa não seria de esperar com o instrutor que tem !!!!

Caros Amigos, àmanhã é ... Quarta-feira, e como tal, dia de marcha para as bandas da capital, com alvorada bem precoce !! Assim, é só dar uma olhadela aos emails entretanto chegados e, nem espero pelo toque de recolher !!
      E tal como dizíamos, à meio século trás: - Adeus, até ao meu regresso !!!
      Um abraço, Manecas

- Laripó, ou mungué, amigos meus !!!
    • Novo

Caros amigos, meu boa noite!

Final de semana cheio, aproveitando as atividades especiais da Semana Farroupilha.....
      Sábado de (muita!) chuva, o que acabou estragando muitos eventos, que na maioria são feitos em áreas abertas, gramados, onde se fazem presentes a cavalhada, os churrascos e muita cerveja!
      Não é meu chão, como costumamos dizer! Sou mais de participar em cube (ou CTG!), embora não me aborreça a idéia de ter cavalhad e terra.
      Já no dia de ontem, foi de muito sol, para compensar o sábado!
      E assim sendo, fomos ao nosso clube, onde somos sócios, para o almoço. Como já havia aqui colocado, era porco ao rolete.
      Simplesmente, eram 3 porcos, assando desde as 04:00 da madrugada, para que pudéssemos saborear pelas 13:30. E estava soberbo, acompanhado de churrasco normal, de carne bovina.
      Já à noite, fomos ao teatro, onde houve apresentação de Coral, tipicamente italiano, com a participação de uma amiga nossa.
      Hoje foi dia de muito sol, e que se passou rápido, com diversas atividades administrativas no Quartel.

Manecas,
      não existe descanso que não possa ser interrompido.... Espero que o vizinho consiga preparar o bagaço e que saia à contento....
      Os encontros sempre são bons, principalmente para relembrar aqueles momentos agradáveis que já passamos!
      Dentro do possível participar das diversas atividades que se apresentam, embora muitas vezes, não seja viável....$$$$$

Manuela,
      belíssima colheita. E bem no ponto de maturação em que adoro comê-las!
      Deixo-vos um registro fotográfico do relatório acima!

Lino,
      embora atrasado, espero que tenhas tido um FELIZ ANIVERSÁRIO, e que o tenhas passado na companhia da família e amigos!

Uma boa terça-feira para todos!

O Coral....

O porco.....

Abraços fraternais! Eliseu
    • Novo

V.P. às 22.40 de 18 Set

Caros Amigos, Boa Noite !!
      E o domingo, que eu previa ser de pura preguiça, de um instante para o outro virou de puro trabalho! Não doméstico, mas sim mais uma daquelas solicitações urgentes, muito à moda portuga !!! Há sempre tempo para tudo, mas ele vai correndo, e lá vem o "Daqui d' El Rei que a casa está a arder" !! Proposta para concurso, que devia ser entregue hoje sem falta, mas que se esqueceram de ma mandar pra revisionar ! Levou-me a tarde e parte do serão, mas fez-se !

Alô Lino
      !
      Aquele abração, e votos de boa saúde e muita felicidade, na companhia dos que te são queridos !

Alô Eliseu
      Sem dúvida que continuas com bons programas, sinal de boa saúde e disposição, bem patentes nas fotos da família gaúcha ! Impecáveis nos trajes tradicionais.
      Continuamos com tempo incerto, grande variação de temperatura, mas nada de chuva !
      A chamada saudação á Hitler, ou nazi, que mais não é, que a saudação no tempo do Império Romano, era também a usada pela nossa "Mocidade Portuguesa" , instituição do regime Salazarista, cópia talvez (??) das "Juventudes", alemã e italiana !!

Alô Manuela
      Impressionante tal quantidade de maçã ! Não daria para fazer cidra ? Bebida bem agradável e muito vulgar em terras de Espanha, e não só. As uvas vamos comendo-as, mas como vos disse, conto que o meu vizinho tenha disponibilidade para as destilar para bagaço, já que para a água pé estava já comprometido.

Alô Sérgio !
      Continuação das melhoras e bons preparos para a reunião com a malta da tropa !! No meu caso, como não fui daqui integrado numa Unidade especifica, durante anos reuníamos o pessoal que passara pelo RIL- RI 20, mas com a passagem dos anos, as baixas foram-se acentuando e deixou de haver quem organizasse.
      Em contrapartida, tenho as reuniões com os antigos colegas do Instituto Industrial de Luanda, e do de Lisboa, em que a grande maioria também é veterana e ex-combatente ! Há ainda a malta da "ferrugem" que trabalhou comigo na fábrica, aqui no Puto, pós 1975, muitos deles também do "clube" veterano !! Portando, ocasiões para virar uns copos, trincar uns petiscos e, essencialmente, cultivar amizade e camaradagem.

Para todos vós, aquele habitual abraço . Manecas

- Laripó, ou mungué, amigos meus !!!
    • Novo

Olá Eliseu, Manecas Lino, Sérgio e demais mazungueiros!
      Os fatos são muito interessantes! e o Daniel lindo como sempre!
      Manecas as vossas uvas estão com aspecto divinal! por cá foi tempo de apanhar maças e a colheita foi óptima!!
      vieram os nossos amigos de Leça ajudar na apanha imaginem que uma árvore deu dezassete caixas! dá para comer e dar e mais dar!!!
      Sérgio desejo que a saúde se vá recuperando bem!fiquem bem! abraços!
    • Novo

Bem meus amigos.

O final de semana se achegou, e já vai pela metade.
      Na quarta-feira passada se iniciou a Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul. Esta que foi uma Revolução que durou longos 10 anos, em que se tentou separar o Sul do Brasil deste, no século IX. E que ao fim e cabo dessa, resultou em nada, apenas com um aumento pesado nos impostos pagos pela população, e que basicamente foram o motivo do levante.
      E 200 anos passados, parece que nada mudou.......
      E como Semana Farroupilha, se intensificam as comemorações, com bailes, eventos culinários e etc.
      Ontem fomos à um Centro de Tradições Gaúchas - CTG, próximo à nossa casa, onde degustamos um jantar à base de costelão, e após um pequeno baile, para dançar um pouco.
      Um detalhe é que nestes eventos oficiais, somente pilchado, que é como se denomina quem está vestido à rigor nas roupas gaúchas, pode-se acessar e dançar. Ou então em trajes à rigor, de paletó e gravata.
      Assim, de lá retornamos pelas madrugada.
      Hoje, com chuva o dia todo, fomos à tarde na Ordem Rosacruz, onde também houveram diversas atividades com esta finalidade.
      Para amanhã, está previsto um almoço no Clube donde somos sócios, à base de porco no rolete, e que já está a assar, num sistema de roda, desde hoje. Porco dos seus 200 kg..... Se eu me lembrar, haverá fotos!

Sérgio Sá escreveu:

............................................................................................

Quanto aos meus olhos, já parei com a medicação quase toda. Apenas o Yellox (colírio) continuarei a colocar: 1 gota 2x por dia até à próxima 3ª feira. Depois serão duas semanas com apenas uma gota diária. E se não surgirem contratempos, no dia 10 de Outubro ser-me-ão prescritas novas lentes para os óculos.

............................................................................................

E tive de entrar na "forma" e fazer continência "à Hitler", à passagem dos dois presidentes pelo Castêlo da Maia, na sua viagem para Braga.

E para terminar, uma alusão à camaradagem a que vida de militar dera origem. É que no último sábado deste mês, na zona de Pombal, realizar-se-á mais um encontro/almoço/convívio dos elementos que integraram a Comp. Caç. 1463 em comissão de serviço na ZIN - Angola, entre 1965 e 1968. Pena é que o grupo seja cada vez mais reduzido... Vou ver se lá posso estar, como de costume.

............................................................................................Sérgio O. Sá

Amigo Sérgio,
      espero que a visão seja recuperada a 100%!!
      Uma curiosidade: porque fazer continência "à Hitler"? ...........
      Bom proveito neste encontro, onde muitas história terão para contar, apesar do tempo passado.

Amigo Manecas,
      que belo prato..... Até me deixou cá com vontade de partilhar dele!!!!!
      Espero que as uvas rendam excelentes vindimas e "águas pé".
      E boa sorte ao rancho neste domingo!!!!

Manuela,
      boa sorte para a Laurinha, que está prestes a virar mais um ano!!!

Estas fotos são de ontem.....

Um bom domingo para todos!

'
      Abraços fraternais! Eliseu