Gabela - História Oral

• Gabela - História Oral

A história da Gabela como qualquer outro sítio tem muito que se lhe diga e não são meia dúzia de palavras que a podem relatar.
      Como me chegou-me hoje às mãos um pouco mais de informação eu passo-a para vocês.

• Convido-vos a trazer ainda mais informação não só do inicio, como antes da Gabela ter existido e até história dos últimos tempos.
      • Convido-vos a evitar piropos ou conversa que nada tenha a ver com a história gabelense.
      • Comentários temático são aceites.
      • Comentários sobre outro assunto qualquer serão lidos mas serão retirados em seguida porque não pertencem ao tema.

N'Guebela mais tarde tornada Gabela foi fundada em 28 de Setembro de 1907.

Historicamente o objectivo dos Portugueses chegados à Gabela não foi o café. A história diz que um dos primeiros brancos a se mudar para a região da a Gabela teve o objectivo de abrir um negócio de cera e tecido assim como borracha e marfim. Esta personagem chegou à região gabelense por volta de 1888 tendo vindo originalmente de Porto Amboim que também era conhecida por Benguela Velha.

Mais tarde diz a história que outros comerciantes Portugueses assim como militares e missionários, foram-se apoderando dos terrenos especialmente plantações do café que pertenciam aos nativos da região.

Por volta de 1893 alguns nativos revoltaram-se queimando algumas fazendas de café e envenenando os patrões.

Entre 1895 a 1896 houve um sequência de revoltas e as familias portuguesas acabaram por se refugiar em Porto Amboim.

O mesmo aconteceu em 1917.

Depois de insistência dos Portugueses residentes o Governo Português pôs fim a essas revoltas com a intervenção de um contingente militar. Foi nessa altura que se começaram a abrir novas estradas (entre 1912 e 1923) e iniciou-se a construção da Boa Entrada.

Referencia: Revista TAAG (atenção: o formato é em pdf. Ficheiros em pdf têm neste momento fama de aceitarem facilmente introdução de vírus. Na altura em que li o conteúdo deste ficheiro o meu Norton Anti-Virus não acusou nenhum contratempo mas necessitamos de ter cuidado.

Author @ Amazon .... Tony de Araujo